Setembro Amarelo

QUANDO O ASSUNTO É SAÚDE, NOS ÚLTIMOS ANOS. O MÊS DE SETEMBRO É MARCADO PELO SETEMBRO AMARELO: UMA CAMPANHA DESTINADA À PREVENÇÃO AO SUICÍDIO POR ISSO, É SEMPRE MUITO IMPORTANTE FALAR SOBRE SAÚDE MENTAL E QUALIDADE DE VIDA!

Separamos para você o episódio ‘Setembro Amarelo: precisamos falar sobre isso’ do podcast ‘Psicologia na Prática’ com a psicóloga Alana Anijar, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, para que você aplique os conceitos da psicologia no seu dia a dia!

Você sabe qual a importância da saúde mental?

A saúde mental é essencial para o bem-estar geral e afeta diretamente nossa qualidade de vida, além de influenciar nas nossas capacidades produtivas e relacionamentos. Ao cuidar da sua saúde mental vocē garante:

  • Bem-estar individual: uma saúde mental adequada contribui para o nosso equilbrio emocional, desenvolvimento pessoal e a sensação de felicidade.
  • Trabalho: problemas de saúde mental podem impactar negativamente a nossa produtividade edesempenho no trabalho.
  • Prevenção de transtornos graves: o cuidado com a sua saúde mental pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de transtornos mentais mais graves, bem como o risco de suicídio.

COM BOA SAÚDE MENTAL TEMOS MAIS CHANCES DE LIDAR EFETIVAMENTE COM O ESTRESSE, SUPERAR DESAFIOS E MANTER RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS!

Como podemos iniciar o autocuidado?

O autocuidado é essencial para a promoção da nossa saúde mental e podemos praticá -lo por meio de um conjunto de atitudes para cuidar de nós mesmos, tanto física quanto emocionalmente.

Algumas formas de praticar o autocuidado são:

Autorreflexão: tire um tempo para se conhecer melhor, entender suas emogões e identificar sua necessidades e limites.

Tenha uma rotina equilibrada: procure equilibrar trabalho, descanso, lazer e atividades fisicas em sua rotina diária.

Durma bem: tenha uma quantidade adequada de sono, pois o descanso adequado é fundamental para bom funcionamento do cérebro e para lidar com o estresse.

Alimente-se saudavelmente: mantenha uma dieta equilibrada, rica em nutrientes, que possa ajudar a regular o humor e a energia.

Pratique exercícios físicos: a atividade física regular pode liberar hormônios que promovem o bem-estar além de ajudar a reduzir sintomas de ansiedade e depressão.

Cultive hobbies e interesses: reserve um tempo para fazer atividades que você gosta e que proporcionam prazer.

Estabeleça conexões sociais: mantenha contato com amigos, familiares e outras pessoas importantes em sua vida. O apoio social pode ser muito benéfico para a saúde mental.

Evite o isolamento: evite se isolar, busque ajuda e apoio quando necessário.

Busque ajuda profissional: não hesite em procurar um profissional de saúde mental se estiver enfrentando dificuldades emocionais significativas.

Se precisar conversar, existe também o CVV – Centro de Valorização da Vida, que é um canal de acolhimento que realiza apoio emocional, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

Se necessário, ligue 188 ou acesse pelo site: www.cw.org.br

Escolha você e a sua vida!

Grupo KRS Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *