O que são ISTs?
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos transmitidos através do sexo desprotegido com uma pessoa infectada ou da mãe para a criança durante a gestação, parto ou amamentação.
E quais são os sintomas mais comuns?
Os sintomas geralmente aparecem nos órgãos genitais (pênis, vagina e ânus), mas também podem surgir em outras partes do corpo. Dentre os sintomas mais comuns estão:
Feridas
Podem aparecer nos órgãos genitais ou em qualquer parte do corpo, com ou sem dor;
Corrimento
Podem ser esbranquiçados, esverdeados ou amarelados e/ou até ter cheiro forte e apresentar coceira. A depender da IST, pode provocar dor ao urinar e/ou durante a relação sexual;
Verrugas
Geralmente causadas pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) e não causam dor, mas podem causar irritação ou coceira.
Como podemos evitar as ISTs?
0 uso de preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão de todas as ISTs, desde a sífilis até mesmo as hepatites virais B e C. Evita ainda a gravidez.
Fique atento!
Qualquer pessoa pode contrair uma IST. Não importa idade, estado civil, classe social, identidade de gênero, orientação sexual, credo ou religião. A pessoa pode estar aparentemente saudável, até mesmo sem sinais e sintomas, mas pode estar infectada!
O SUS oferece gratuitamente testes para diagnóstico do HIV, e também para diagnóstico da sífilis e das hepatites B e C. Faça o teste sempre que tiver passado por possíveis exposições!
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/i/ist