Quanto ao uso do protetor solar em crianças:
Abaixo dos 6 meses
Evitar a exposição direta ao sol. Utilizar protetores mecânicos como sombrinhas, guarda-sóis, bonés e roupas em situações específicas de impossibilidade de evitar a exposição.
Dos 6 meses aos 2 anos
Estão indicados os filtros inorgânicos pela menor capacidade de provocar alergias, alta resistência à água e proteção imediata. Nas crianças que suam muito, eles podem causar brotneja, que é diferente de uma alergia ao filtro solar.
A partir dos 2 anos
Podem ser utilizados os filtros químicos infantis pelo maior rigor com que os produtos infantis são avaliados junto à Anvisa e menor potencial de alergenicidade.
Como aplicar o protetor solar?
Utiliza-se a regra da “colher de chá” ou a dos “dois dedos”. Preconiza-se uma colher de chá ou uma quantidade suficiente para cobrir o segundo e terceiro dedos de Filtro solar conforme a lista a seguir:
Adulto:
Rosto/Cabeça/Pescoço:
1 colher de chá
Tronco/Costas:
2 colheres de chá
Braço/Antebraço:
2 colheres de chá
Coxa/Perna:
2 colheres de chá
Criança:
Rosto/Cabeça/Pescoço:
0,5 colher de chá
Tronco/Costas:
1 colher de chá
Braço/Antebraço:
0,5 colher de chá
Coxa/Perna:
1 colher de chá
Fontes:
Sol na medida certa. Sociedade Brasileira de Pediatria. S/D. Acesso em: 14/11/2023.
Disponivel em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/20243c-Sol_na_medida_certa.pdf.
Alerta calorão: quais os cuidados com as crianças nos dias quentes?. Sociedade Brasileira de Pediatria.2023. Acesso em: 14/11/2023.
Disponível em: https://www.sbp.com.br/filiada/goias/noticias/noticia/nid/alerta-calorao-quais-os-cuidados-com-as-criancas-nos-dias-quentes/