A diabetes mellitus é uma doença crônica não transmissível, causada pela produção insuficiente ou má absorção da insulina, hormônio responsável pela regulação da glicose no sangue, que garante energia para o organismo exercer suas funções diárias.
Quando há alguma disfunção relacionada a esse processo, associado à falta de controle sobre a doença, podem ocorrer danos ao organismo, comprometendo potencialmente diversos órgãos como rins, sistema cardiovascular e neurológico.
NÃO EXISTE SOMENTE UM TIPO DE DIABETES! Aqui estão as classificações da doença por seus tipos e ao que cada uma se relaciona:
DIABETES TIPO I
Conhecida como diabetes juvenil, compreende 10% dos casos. Aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticada em adultos também. A causa da Diabetes tipo I ainda é desconhecida, mas pode ser prevenida com hábitos saudáveis e mudança do estilo de vida. O tratamento é realizado com insulina prescrita e uso de outros medicamentos para o controle da glicose no sangue.
DIABETES TIPO II
A Diabetes tipo II é caracterizada pela resistência insulínica e pela deficiência deste hormônio, corresponde a 90% dos casos. A causa da doença está diretamente relacionada a hábitos não saudáveis, como: estilo de vida sedentário, tabagismo, alcoolismo, obesidade, hipertensão e hábitos alimentares inadequados.
DIABETES LATENTE AUTO IMUNE DO ADULTO (LADA)
Atinge principalmente adultos e é caracterizada pelo agravamento do diabetes tipo II, são os casos dos pacientes que não necessitavam de insulina e mostravam autoanticorpos para células betas,
mas progrediram para insulino-dependência.
PRÉ-DIABETES
É denominada quando os níveis de glicose no sangue estão altos, mas não ao ponto de ser caracterizado como Diabetes tipo I ou II, observa-se então um sinal de alerta. Quando ocorre, é importante a busca pela mudança de hábitos de vida e alimentares, a fim de evitar a progressão da doença no organismo.
DIABETES GESTACIONAL
Segundo o Ministério da Saúde, a Diabetes Gestacional ocorre temporariamente durante a gravidez, quando as taxas de açúcar no sangue ficam acima do normal, mas ainda abaixo do valor para ser classificado como Diabetes tipo II.
De forma geral, os sintomas associados a Diabetes são:
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Vontade de urinar várias vezes ao dia;
- Perda de peso;
- Fraqueza;
- Fadiga;
- Náuseas e vômitos.
Além do fator hereditário e hábitos de vida não saudáveis, existem outros fatores que podem provocar a diabetes, alguns deles são: diagnóstico de pré-diabetes, obesidade, pressão alta, síndrome dos ovários policísticos, doença renal crônica, apneia do sono, uso de medicamentos da classe de glicocorticoides.
Pensando então na melhoria da saúde e na prevenção desta patologia, alguns cuidados são incentivados, como:
- Mudança de hábitos;
- Alimentação saudável;
- Prática de exercícios físicos;
- Exames de rotina regulares para avaliação da taxa de glicose no sangue;
- Em caso de identificação desses sintomas, é importante procurar consultar-se com um médico o mais breve possível.
DIABETES, EDUCAR PARA PREVENIR!