HIV é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana. Esse vírus causa a aids (da sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), ele ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. A Síndrome da Imunodeficiência Humana, é quando ocorre o enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e por esse motivo acontece o aparecimento de doenças oportunistas.
HIV E AIDS SÃO A MESMA COISA?
Não! HIV é o vírus que pode provocar a aids. A pessoa pode viver anos com o vírus sem manifestar a doença. Quando manifestada, os sintomas são parecidos com o da gripe, mal-estar e febre, depois pode ficar anos sem apresentar sinais, e em sua última fase, provoca febre, diarreias, suores noturnos, perda de peso e outras complicações mais sérias.
ALGUMAS SITUAÇÕES QUE REPRESENTAM RISCO PARA CONTAMINAÇÃO:
- Sexo vaginal sem camisinha;
- Sexo anal sem camisinha;
- Sexo oral sem camisinha;
- Uso de seringa por mais de uma pessoa;
- Transfusão de sangue contaminado;
- Mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação;
- Instrumentos perfurocortantes (que podem furar ou cortar) não esterilizados.
O vírus não é transmitido através do beijo no rosto ou na boca; compartilhamento de copos, talheres e pratos; uso comum de banheiros, piscinas, assentos, toalhas e sabonetes; ou tosse e espirro. É importante se proteger em todas as situações e realizar exames de sorologia com frequência.
Depois do contato sexual, o HIV pode levar até 72 horas para infectar a pessoa. Esse período pode representar uma janela de oportunidade terapêutica, através de alguns remédios contra o HIV que podem bloquear a infecção. O uso dessas medicações após contato sexual de risco recebe o nome de Profilaxia Pós-Exposição, também conhecida pela sigla PEP (do inglês, Post Exposure Prophylaxis).
As pessoas vivendo com HIV são amparadas pela lei, para garantir dignidade humana e o acesso à saúde pública. Para saber mais sobre os direitos da pessoa vivendo com HIV, acesse: https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/hiv-aids/direitos-das-pvhiv