DOE SANGUE, COMPARTILHE VIDA!
A doação de sangue envolve doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que precisam passar por tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.
Também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves – como Doença Falciforme e Talassemia – possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.
Quais são os requisitos para doação de sangue?
- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal). Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto.
- Pesar no mínimo 50 kg.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
Qual a quantidade de sangue doado?
Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml.
Qual o intervalo entre doações de sangue?
Homens: De 2 em 2 meses, sendo, no máximo, 4 vezes ao ano.
Mulheres: De 3 em 3 meses, sendo, no máximo, 3 doações anuais.
Como doar sangue?
Para doar sangue, basta procurar as unidades de coleta de sangue, como os Hemocentros, para checar se você atende aos requisitos necessários para a doação. Existem impedimentos temporários e também impedimentos definitivos.
Para saber mais, consulte: http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html
O objetivo é manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar.
É POUCO PARA VOCÊ E MUITO PARA QUEM PRECISA. FAÇA PARTE DESSE MOVIMENTO!