Google e Samsung se unem para popularizar “SMS” do futuro

A Google publicou uma parceria assinada com a Samsung para implementar mensagens de serviços de comunicação avançada (RCS) para dispositivos Android.

O RCS, sigla de Rich Communication Service, é considerado a evolução do SMS. A maior vantagem é que ele permitirá que os usuários enviem mensagens mais complexas e seguras. Isso significa que elas poderão conter mais informações, para que os usuários também possam encaminhar itens como fotos, vídeos e mensagens de áudio.

Apesar de sua interatividade ser como a do WhatsApp ou Telegram, o RCS conta ainda com todas as vantagens do SMS tradicional, ou seja, continuará sendo um canal de baixo custo e o disparo não passa de centavos, seguindo com a mesma garantia de entrega, pois o recebimento independe de ter créditos.

O fato é que o Android em si não tem uma função nativa  – neste ponto, o RCS lembra o iMessage, utilizado pela Apple em seus smartphones.

Pensando nisso, a Google decidiu se unir à maior fabricante de celulares Android do mundo, pois, assim, garante que seus novos padrões de mensagens de texto sejam levados às massas. Na postagem do blog, a gigante das buscas explica que a colaboração garantirá que os apps de mensagens do Android e da Samsung conversem perfeitamente entre si usando a tecnologia RCS de cada empresa.

A Samsung começará a disponibilizar esses recursos em breve para alguns de seus telefones existentes, começando com o Galaxy S8 e o Galaxy S8+, mas o RCS também virá para dispositivos mais novos, incluindo o Galaxy S9, o Galaxy S9+, o Note 8 e o Note 9. E a linha intermediária da Samsung não ficou de fora; dispositivos como Galaxy A e Galaxy J, com Android 9.0 ou posterior, receberão o RCS.

A nova parceria espera aumentar a adoção e a disponibilidade de RCS em contexto global e, obviamente, a Google não poderia ter escolhido um parceiro melhor, dada a grande participação da Samsung no mercado de smartphones.

Fonte: www.tecmundo.com.br

Grupo KRS Autor